Cidade Murada de Dubrovnik - Croácia

13:49:00



Conhecer Dubrovnik na Croácia é algo realmente inesquecível! A cidade é um charme e possui lindas vistas voltadas para a baía, e faz jus ao título de "pérola do Adriático". O movimento de turistas por suas ruelas medievais tem sido tamanho que as autoridades locais estão estudando formas de limitar o acesso e preservar o centro histórico. Em alguns dias o porto recebe seis navios de cruzeiro simultaneamente! A primeira dica é escolher bem o local onde vai se hospedar antes de viajar. Optamos por um apartamento com um lindo terraço fora da cidade murada mas com uma vista esplêndida e um ofurô bem quentinho para nossas noites de "happy hour" sempre regadas por um bom vinho croata. Estávamos com um carro alugado, mas é possível utilizar o transporte público ou Uber para chegar até o centro (e assim fugir das concorridas e caras vagas de estacionamento). Quem fica dentro do centro murado não tem este problema, mas vai lidar com preços mais altos e as multidões de visitantes bem na sua porta.






O ponto alto para quem visita Dubrovnik é sem sombra de dúvidas a parte medieval toda murada da cidade. Vale ressaltar que ela serviu como palco para muitas cenas de algumas temporadas da famosa série Game Of Thrones. E caminhar por suas ruas estreitas (que mais parecem um labirinto), entrar nas lojinhas e nas igrejas, sair em várias praças cercadas de bares e restaurantes cuidadosamente decorados tornam a vinda até aqui em uma experiência ímpar. Se você já viu fotos de tirar o fôlego da cidade pode confiar que elas realmente fazem jus ao local


Só para lembrar um pouquinho da história, Dubrovnik passou por um grave terremoto em 1667 e sofreu com os bombardeios das tropas da Iugoslávia no começo da década de noventa. Muitas construções e monumentos ficaram bastante danificados e a cidade começou a ser reconstruída em 1995 após um acordo entre a UNESCO e a União Européia. E hoje felizmente é um dos destinos mais procurados por turistas do leste europeu.



Na parte medieval é possível fazer a caminhada pela grande muralha que circunda a cidade e que está muito bem preservada em seus quase 2 km de extensão. De cima dos muros temos vistas incríveis de vários pontos da cidade.





Dicas para quem quer fazer o percurso pela Muralha: Para entrar na parte murada de Dubrovnik você não precisará de ingresso, porém o percurso pala muralha que circunda a cidade antiga é pago (cerca de 120 Kunas por pessoa) e as entradas são vendidas na bilheteria ao lado da Fonte de Onófrio. Já a escada que dá acesso a muralha fica localizada ao lado da Igreja de São Salvador.


Uma dica importante para quem for fazer a caminhada pela muralha é levar água e caprichar no filtro solar, pois quase não tem lugares com sombra para se refrescar. E olha que nós nem fomos no verão, mas mesmo assim o sol é bem forte. Em cima da muralha existem alguns pontos onde é possível comprar água e nós paramos em um pequeno bar onde tomamos uma cerveja bem gelada.







Muitos blogs dão a dica para fazer esse percurso bem cedo no verão por causa do sol forte e também por ser o horário mais vazio. Mas como não estava muito cheio no dia que fizemos nosso tour, optamos pela parte da tarde. E depois de andar pela muralha não jogue seu ticket fora, pois ele também dá direito de você entrar no Forte Lovrijenak, de onde vimos o belo por do sol de Dubrovniok.






Já no interior da parte murada os prédios históricos, as fontes, praças e igrejas dão imponência ao lugar e nos fazem viajar no tempo. Aqui vão algumas atrações que não podem passar despercebidas durante um tour pelo local:
Portão de Pile: É a principal entrada da parte ocidental de Dubrovnik e foi construído em 1537 como forma de proteger a cidade de possíveis invasões.


Fonte de Onófrio: Logo que cruzamos o imenso portão já damos de cara com uma pequena aglomeração de pessoas na linda fonte localizada bem na nossa direita. Ela foi construída em 1438 e foi responsável durante muitos anos pelo abastecimento de água da cidade e ainda hoje quem passa por aqui pode se refrescar e até mesmo encher a garrafinha com sua água que é potável.




Igreja de São Salvador: Ele está localizada bem do ladinho da Fonte Onófrio e foi uma das poucas que resistiu ao grande terremoto. Sua construção de deu entre os anos de 1520 e 1528.


Mosteiro Franciscano: Localizado ao lado da Igreja de São Salvador, esse mosteiro possui em seu interior um pequeno museu que vale ser conhecido. Dentro dele funciona ainda hoje a terceira farmácia mais antiga da Europa - desde 1317.





Placa Ulica ou Stradun: Logo após ver as primeiras atrações da cidade murada você irá se deparar com a rua mais famosa e fotografada de Dubrovnik e também tida como uma das ruas mais charmosas do mundo - a Stradun. Seu calçamento todo em calcário da Ilha de Brač é muito liso e brilhante lembrando bastante um piso de mármore.




Praça Luza: Essa praça fica na outra ponta da rua principal da cidade (ou Stradun) e nela estão alguns monumentos importantes como a Torre do Relógio (1506) e o Palácio de Sponza - que já funcionou como alfândega, Casa da Moeda e hoje possui um acervo de documentos pertencentes ao Estado).




Igreja de São Brás: Ela também está localizada na praça Luza e foi construída em 1715 para homenagear o padroeiro da cidade.


Palácio do Reitor: Um pouco mais adiante depois que você percorrer a entrada da Praça de Luza, não deixe de admirar os lindos arcos do Palácio do Reitor - construção do século XV - que hoje abriga um importante museu da cidade.




Igreja de Santo Inácio: Essa igreja está localizada depois que passamos pela praça Luza e para chegarmos nela temos que subir os degraus que ficaram famosos na cena da "caminhada da vergonha" onde Cersei, interpretada pela atriz Lena Headey, caminha nua. O interior da igreja de Santo Inácio é belíssimo e vale a pausa de alguns minutos.





Forte de Lovrijenac: Uma incrível e imponente fortaleza voltada para o mar Adriático e situado na entrada oeste da cidade. É possível subir sua enorme escadaria e depois descansar em seus terraços contemplando a vista do mar.



Porto de Dubrovnik: Sem dúvida um dos lugares mais bonitos para ser visto e de grande importância para a vida e comércio da cidade na época medieval. Dele partem barcos diariamente para quem quiser conhecer melhor as praias ao redor de Dubrovnik.



Por último uma dica legal para quem gosta de se aventurar é fazer o passeio de caiaque para poder apreciar a cidade murada de um outro ângulo também interessante. Os grupos saem dos pier localizado próximo ao Forte de Lovrijenac com preços a partir de €27,50 por pessoa. Quem quiser mais informações pode acessar aqui.




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts