A Bela Ilha de Korčula - Croácia

19:15:00


O litoral da Croácia é algo realmente fascinante. Por isso resolvemos explorá-lo um pouco mais e fizemos um passeio imperdível até a Ilha de Korčula, saindo de Dubrovinik. É uma excelente opção de "bate-e-volta", já que Korčula é como uma Dubrovnik em miniatura e seu centro histórico é bem compacto. Passamos ainda por Ston (uma pequena cidade medieval murada) e no final do dia ainda tivemos direito a uma degustação de vinhos croatas na vinícola Matuško, uma das mais tradicionais da região. 




Quando ir: A alta temporada por aqui ocorre de  julho a setembro durante o verão europeu. Fizemos nossa viagem em outubro e achamos perfeito. O clima é um pouco mais ameno, mas mesmo assim bastante ensolarado. E além disso achamos vantajoso o fato das cidades não estarem tão lotadas de turistas, o que facilita bastante na hora de fazer as reservas dos passeios ou mesmo conseguir uma mesa em alguns dos restaurantes indicados pelo Tripadvisor.





Como chegar: Apesar de estarmos com um carro alugado, para este passeio achamos melhor contratar um tour e ficamos muito satisfeitos com o serviço. Saímos bem cedo de Dubrovinik de ônibus e antes de pegarmos o barco para Korčula no porto de Orebić ainda tivemos tempo de conhecer a charmosa cidadezinha murada de Ston. Quem tiver com mais tempo pode fazer a trilha pela muralha que circunda a cidade. Dizem que a vista do alto é realmente incrível. Mas como nosso tempo era bem limitado aproveitamos para visitar algumas lojinhas de souvenires e para tomar um deliciosos capuccino. No verão, há a opção de barcos diretos de Dubrovnik sem passar por Orebić. 






O que esperar de Korčula: A ilha é um lugar encantador e pitoresco e as praias, ao contrário do que estamos acostumados, são formadas por muitas pedras e em alguns pontos a faixa de areia chega mesmo a sumir. E assim que atracamos em seu porto recebemos as boas vindas de um lindo cardume que não hesitou em se aproximar do nosso barco deixando ainda mais evidente a transparência da água. Isso sem falar do clima descontraído e o alto astral que invadem a alma logo que damos nossos primeiros passos por Korčula. Então vem à mente: SIM! Estou na Croácia! Depois some a tudo isso lindos bares e restaurantes cheios de charme, muitas lojinhas em cada pequena ruela repletas de souvenires, igrejas e construções da época medieval e teremos um cenário de filme de "Sessão da Tarde". Com certeza minha vontade foi de passar mais alguns dias por aqui para conhecer e aproveitar um pouco mais tudo que linda ilha tem a oferecer.




Pontos de interesse: Uma das principais atrações turísticas da ilha é a casa onde viveu Marco Polo. O engraçado é que ainda hoje existem dúvidas sobre o nascimento do explorador que ainda é reivindicado pela Itália. De qualquer forma, o local é interessante e na lojinha que fica bem em frente a casa existem várias opções de presentes e objetos relacionados com as navegações e descobertas de Marco Polo. Além da casa de Marco Polo existe também a Catedral de São Marcos que merece uma visita. Não deixe de caminhar pela "Cidade Velha" com suas paredes e casas de pedras. São muitas ruazinhas que se entrecruzam e algumas delas possuem lindas vistas das praias. A gastronomia também é um ponto alto da ilha e lembra bastante a dieta mediterrânea com muitos peixes e saladas. A torre Velike Revelin que está situada logo acima da muralha bem na entrada da "Old Town" é outro local bem legal para fazer alguma fotos. Nela também é possível subir para ter uma vista panorâmica da cidade. 









Dança com a espada: Para quem estiver com mais tempo vale a pena assistir uma apresentação da Moreska que é a típica dança com as espadas que simula a luta entre dois exércitos comandados por reis que disputam a mão de uma donzela que foi raptada.


Vinícola Matuško: A península Pelješac, que leva de Dubrovnik a Oberić, é o reino do principal vinho tinto croata - plavac mali. São muitas as pequenas vinícolas, e na Matuško tivemos a oportunidade de fazer a degustação dos vinhos locais produzidos pela própria vinícola e também azeites artesanais croatas. O local ainda conta com uma pequena loja onde podemos comprar os produtos em garrafas maiores ou em pequenas embalagens ideais para levar de lembrança. Uma dica bacana para os amantes de vinhos como nós.






Para os que se interessaram pelo tour é só acessar esse link para ver mais informações.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts