Petit Palais - Paris

11:07:00


Em nossa viagem de volta da Croácia para o Brasil, tivemos a oportunidade de passar mais um dia bem gostoso na minha cidade favorita. E o quê fazer quando temos pouco tempo e mesmo assim queremos aproveitar tudo ao máximo?! Que tal conhecer um belíssimo museu cheio de charme? Então o Petit Palais é o lugar ideal.


Sobre o Petit Palais: Tanto o Petit Palais como o Grand Palais - que ficam um de frente para o outro - foram projetados pelo mesmo arquiteto (Charles Girault) e construídos para a Exposição Universal de 1900 como forma de celebrar a virada do século e também a modernidade. Ele ocupa hoje o local do antigo Palais de l'Industrie que foi demolido em 1899. Como o terreno possuía forma de trapézio, o atual palácio possui estrutura semicircular que envolve um jardim interno - mantendo a disposição da antiga construção. Além de comemorar a virada do século, o Petit Palais serviu como local para exposição de uma retrospectiva da arte francesa, e desde 1902 ele se tornou o museu de Belas Artes de Paris.


Como chegar: O Petit Palais está localizado na avenida Winston Churchill que fica nas proximidades da avenida Champs-Élysées (cerca de 320 metros) e a melhor maneira de chegar nele é através do metrô - Champs Elysées / Clémenceau, linhas 1 e 13.


Exposições: A entrada no Petit Palais é gratuita e em seu interior podemos ver muitas obras de arte que vão desde a antiguidade até o começo do século XX. E além da sua coleção permanente o museu também recebe exposições temporárias, sendo que uma das mais marcantes foi a do ano de 1967 quando o museu expôs o Tesouro do Faraó Tutancâmom para mais de um milhão de visitantes. Mas o que mais chama a atenção neste pequeno museu, além das obras de arte, é sua bela arquitetura (que mistura art noveau com o estilo clássico) e seu lindo jardim interno. Não deixe de prestar atenção em seus vitrais, suas esculturas, seu teto ornado por lindas pinturas, os mosaicos no piso e o trabalho em ferro forjado de sua magnífica escadaria e do portão de entrada.






Café do Museu: Na parte interna do museu, as salas se abrem para um jardim que conta com um agradável restaurante e café - o Le Jardin du Petit Palais. Se tiver com tempo sobrando, vale a pena relaxar em uma das mesas na varanda para apreciar a arquitetura e a deliciosa harmonia do local. Ele funciona de terça a domingo das 10h às 17h e não é necessário fazer reserva.

Informações Úteis:
Petit Palais ou Musée de Beaux-Arts de la Ville de Paris
Endereço: Avenue Winston Churchill, 75008, Paris
Linha de Metrô: Champs-Élysées / Clémenceau (linhas 1 e 13)
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 18h
Quintas-feiras: exposições temporárias até as 20h
Exposições temporárias são pagas, mas todo o acervo permanente do museu é gratuito




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts