Blue Mountains - Austrália

14:58:00


Aqui vai uma ótima opção para quem está em Sydney e quer fazer um bate e volta para um lugar cercado de trilhas, cachoeiras e lindas paisagens. As Blue Mountais - assim chamadas por serem azuladas devido a um fenômeno de liberação de substâncias pelos eucaliptos que reagem com a poeira e com o vapor formando uma névoa - são patrimônio mundial da UNESCO e ficaram entre as finalistas das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo. E aí? Já ficou com vontade conhecer? Então anote algumas dicas importantes para planejar seu tour pelo local.


Como chegar: O Blue Mountains National Park está localizado no município de Katoomba (a 60 km de Sydney) e o percurso feito de trem dura cerca de duas horas. Pegamos o trem na Sydney Central Station (com partidas de hora em hora) e descemos em Katoomba, onde compramos o ticket  "Hop on - Hop off " do Explorer Bus,  que dá direito a utilizar o ônibus dentro do parque quantas vezes forem necessárias. Com o ticket e o mapa nas mãos escolhemos quais seriam os lugares a serem vistos. Aqui já deixo uma dica importante: fique de olho nos horários dos ônibus que circulam pelo parque para não correr o risco de se atrasar e ter que esperar pelo próximo. Outra dica para quem vai passar apenas um dia é sair bem cedo de Sydney a fim de conhecer o máximo de atrações possível nas Blue Mountains (o primeiro Explorer Bus sai de Katoomba às 9h e vai direto para o Scenic World, o segundo sai às 9:45). Entre aqui e veja os horários e como comprar seu bilhete de trem. É possível ir de carro de Sydney até Katoomba, mas leve em consideração os custos do estacionamento e o tempo necessário para a entrega e devolução do carro na locadora em Sydney.




Sobre o Blue Mountains National Park: Com uma área de mais de 1400 km quadrados, ele está dividido em 13 regiões que se estendem por várias cidades. Escolhemos visitar o ponto mais famoso e conhecido de todos onde estão localizados o Echo Point, as Three Sisters e a Katoomba Falls. Fizemos também algumas trilhas pequenas para conhecer algumas cachoeiras. Vale destacar que são aproximadamente 140 km de trilhas (segundo o guia Lonely Planet), várias cachoeiras e inúmeros mirantes de onde temos vistas espetaculares do parque e do Jamison Valley. Quem quiser mais detalhes sobre as trilhas e o grau de dificuldade das mesmas basta entrar no site oficial do parque. Clique aqui para conferir.



Scenic Skyway: Depois que compramos nosso ticket, resolvemos começar nosso dia de jornada no Scenic World - local de onde parte o teleférico ou Scenic Skyway. Ele está localizado a 270 metros de altura e dentro dele temos uma visão privilegiada do Jamison Valley, das Three Sisters e da Katoomba Falls. Vale lembrar que tanto o teleférico quanto o funicular (Scenic Railway) não estão localizados no Echo Point. Logo, foi necessário pegar um ônibus partindo da estação de trem de Katoomba para chegar neste ponto. Mas quem quiser também pode começar o passeio pelo Echo Point - que resolvemos deixar para o final e não nos arrependemos, pois no começo do dia ele fica bastante cheio.





Scenic Railway: Também localizado no Scenic World, o Scenic Railway é sem dúvidas uma das atrações mais legais das Blue Mountains. O trenzinho que parte de 10 em 10 minutos e desce cerca de 310 metros mergulhando na floresta ao som da música do Indiana Jones, foi inaugurado em 1945 e até hoje causa um frio na barriga dos visitantes mais corajosos. Com um ângulo de 52 graus de inclinação ele é considerado o mais íngreme do mundo e nos leva até o fundo do Jamison Valley. E depois de uma pequena caminhada passando por alguns mirantes e tendo sempre a linda vista das Tree Sisters ao fundo, pegamos o Scenic Cableway para fazer o percurso da volta.







Three Sisters: Com certeza as Três Irmãs ou Three Sisters são a maior atração do Blue Mountains Nacional Park. Situadas no Jamison Valley, elas são formações rochosas de arenito com mais de 900 metros de altura. Segundo a lenda aborígene, três irmãs da tribo Katoomba se apaixonaram por três irmãos de outra tribo, porém pela lei eles não podiam se casar e então os três irmãos resolveram raptá-las e fizeram o casamento mesmo assim. Isso teria causado uma guerra entre as duas tribos e como a vida das irmãs corria perigo, um feiticeiro as transformou em pedras para protegê-las. O feiticeiro foi assassinado antes que a guerra terminasse e elas permaneceram como pedras para sempre..... Uma história meio triste. Mas deixando um pouco da lenda de lado, o que importa mesmo é que elas são um verdadeiro espetáculo da natureza! Lembre-se que o melhor lugar para vê-las e fazer lindas fotos é o Echo Point.



Trilha que circunda as Three Sisters: Existe uma pequena trilha de grau leve de dificuldade (inclusive fizemos com nosso filho de sete anos) chamada Three Sisters Walk em que é possível passar por uma ponte chamada Honeymoon Bridge que liga duas das três irmãs. Aqui além de ver, podemos tocar em uma das das três grandes formações rochosas. Sem dúvida é um dos pontos altos da visita ao Blue Mountains National Park. A trilha tem duração média de 15 minutos a meia hora partindo Echo Point.






Outras Trilhas: Como eu já havia mencionado, são muitas trilhas espalhadas pelo parque e nós fizemos algumas delas. Escolhemos as trilhas com níveis mais fáceis pois estávamos com criança. Uma das que achei bem bonita e que indico é a Leura Cascades Walk. A trilha vai margeando as quedas d'água durante todo o percurso e ao final dela temos a vista de sua linda cachoeira.








Alimentação: Tanto no Echo Point quanto no Scenic World podemos encontrar boas opções para um lanche ou mesmo para quem quiser almoçar. Mesmo assim, não deixe de levar na mochila água, frutas e sanduíches para fazer seu piquenique nos locais apropriados durante as trilhas.




Resumo do nosso roteiro utilizando o Blue Mountains Explorer Bus: Scenic World (Skyway ida e volta / Scenic Railway / Scenic Walkway) => Narrow Neck Lookout => Honeymoon Lookout (caminhada até Echo Point e Three Sisters) => almoço em Katoomba => Leura Cascades => Gordon Falls => retorno a estação de trem de Katoomba.

Espero que tenham curtido as dicas. Quem também já tiver ido nas Blue Mountains ou quiser saber mais, pode deixar o comentário aqui no post. Bjs!!




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts