Ibitipoca: Cachoeira Janela do Céu - Minas e seus encantos

17:18:00



Sobre Ibitipoca: Não poderia começar a escrever esse post sem antes falar mais um pouquinho sobre algumas características dessa cidadezinha encantadora que é Conceição do Ibitipoca. Um lugar místico, cercado de histórias, casinhas que parecem terem saído de dentro de um quadro, pessoas simples e acolhedoras e é claro muita natureza! Todas essas características associadas ao lado mineiro que existe dentro de mim  fazem com que eu tenha um carinho epecial por esse lugar. O cheiro das flores e plantas, a deliciosa comida mineira e uma paisagem exuberante são mais alguns dos ingredientes que encontramos por aqui. Juntando tudo isso já dá para entender porque Ibitipoca recebe tantos turistas durante todo o ano vindos de vários lugares do mundo.




Onde se hospedar: Acertamos em cheio na hora de escolher nossa pousada! Um lugar muito aconchegante e embalado pelo canto dos pássaros onde podemos estar em íntimo contato com uma energia inexplicável. Assim é o Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer e seus chalés super charmosos e confortáveis. O café da manhã é outro detalhe que encanta pela grande variedade e capricho. E mais....os funcionários tentam nos agradar todo o tempo e estão sempre dispostos para uma conversa  instrutiva sobre a região nos fornecendo dicas valiosas a respeito do clima e indicando as melhores trilhas para quem está visitando o Parque Estadual do Ibitipoca pela primeira vez. Quem quiser pode conferir mais alguns detalhes sobre a pousada no site: /www.serradoibitipoca.com.br .








Centrinho de compras e Igreja Matriz: Estar em Ibitipoca não se resume apenas às trilhas e suas lindas cachoeiras. É muito mais do que isso reunido em um só lugar. Visitar o centrinho da cidade no fim da tarde, se deliciar com os sabores de minas, ver os casarões antigos e visitar a Igreja Matriz (1821) são algumas das coisas para se fazer por aqui. A cidade também é palco de encontros muito especiais que ocorrem durante o ano inteiro, como por exemplo o Ibitipoca Jazz Festival, o Ibitipoca Off Road e o Ibitipoca Blues. Calendário completo de eventos em www.ibitipoca.tur.br/eventos . Por último não deixe de provar o famoso "pão de canela" que em vários estabelecimentos fica exposto nas janelas espalhando um aroma ímpar pelo ar e dando muita água na boca.




Trilhas, grutas e outras cachoeiras: Para quem não conhece bem ainda o Parque Estadual do Ibitipoca ou para quem está indo pela primeira vez, o ideal depois de passar pela entrada principal é seguir direto para o centro turístico de informações. Nele são oferecidos mapas do parque através dos quais temos uma visão geral do que nos espera e de quais são as principais trilhas, cachoeiras e grutas. O parque se estende por uma área de 1488 hectares e possui três roteiros principais: Janela do Céu (16 km), Pico do Peão (11 km) e Roteiro das águas (5 Km). Ele está situado a 3km de distância da vila e sua altitude é em torno de 1500m. Foi fundado em 1973 e está aberto para visitação de 7h às 18h. Confira todos os detalhes desses roteiros em: www.ibitipoca.tur.br/parque .







Roteiro Janela do Céu: Esse foi o roteiro que decidimos fazer em nossa visita ao Parque. Sem dúvida é o que possui as vistas mais incríveis mas também um grau de dificuldade um pouco elevado. Percorremos um total de 16 km entre subidas e descidas, vales e montanhas, sol e chuva e muito verde! Passamos pela Gruta dos Moreiras, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Pico do Cruzeiro, Gruta da Cruz e pela Cachoeirinha. São quilômetros e mais quilômetros de uma paisagem que nunca irá sair de nossas memórias. A sensação que temos ao chegar no ponto mais importante dessa trilha - a cachoeira Janela do Céu - é algo indescritível. Qualquer foto que vimos antes não faz jus à verdadeira beleza do lugar. Só mesmo quem também já esteve aqui pode saber do que eu estou falando. Valeu cada gota de suor, o frio e o calor que sentimos no percurso. Chega né?! Vai parecer que estou exagerando. Então o melhor é conferir de perto tudo isso. Anota aí as dicas de como chegar nesse paraíso!










Como chegar saindo de carro de JF/BH ou Rio e pegar a BR-267 e condições da estrada: Bom, para quem está vindo do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte de carro pela BR-040 basta seguir as placas indicando "Lima Duarte/Caxambu/São Lourenço" e pegar a BR-267. Depois é só entrar no município de Lima Duarte, pois o acesso para Conceição de Ibitipoca passa por dentro dessa cidadezinha. Até Lima Duarte a estrada é asfaltada porém com muitas curvas. O resto do percurso entre Lima Duarte e Ibitipoca é em estrada de chão e alguns trechos são estreitos e com bastante buracos. O ideal é um carro um pouco mais alto ou mesmo um carro específico para trilhas, mas nada impede que o trajeto seja feito em um carro comum principalmente se o tempo estiver bom e sem chuva. Ah, e para quem já está em Juiz de Fora é só seguir as placas até a BR-040 e dela pegar o acesso para BR-267 até Lima Duarte. Para mais detalhes sobre como chegar ao parque de carro ou mesmo de ônibus acesse www.ibitipoca.tur.br/trajetos/ .


Espero que tenham curtido! Eu já quero voltar e conhecer as outras trilhas e mais cachoeiras!!





Informações Úteis: Não deixe de levar roupas para trilha que sejam confortáveis e fáceis de secar. Se preferir coloque uma roupa para banho por baixo ou na mochila, pois no verão um mergulho nas cachoeiras durante as trilhas é algo indispensável. Um bom par de tênis ou botas para trilha também fazem toda diferença ( apesar de que a gente vê de tudo durante as trilhas - até mesmo gente de chinelo, rs). E por último é sempre bom lembrar do filtro solar, bastante água (ou isotônico para quem preferir) e um lanchinho com frutas e pães para recarregar a energia antes de começar o caminho de volta. E por último uma diquinha bem importante: não esqueça de levar um pouco de dinheiro, pois nem todos os estabelecimentos da pequena vila aceitam cartão de crédito.





You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts