Stonehenge & Salisbury - Roteiro de 1 dia

17:19:00



Quem não se lembra das famosas pedras de Stonehenge que um dia já foram tela de fundo do Windows 95? Pois então.... neste post vou dar algumas dicas de como chegar no local e o que mais é possível de ser feito no mesmo dia de passeio pela região.


Existem várias formas de se chegar em Stonehenge. Fizemos o passeio de carro partindo de Cotswolds - região já citada em outro post. Mas para quem está em Londres também é possível fazer o bate-volta de ônibus até Salisbury (cidade mais próxima do monumento) pela Megabus com passagens a partir de £10. Clique em https://www.megabus.com/ para ver os horários e comprar seu bilhete. Depois é só pegar o ônibus turístico saindo de Salisbury para conhecer o monumento. A empresa Stonehenge Tour oferece o serviço em um ônibus de dois andares onde os turistas podem subir e descer em várias paradas - veja em www.thestonehengetour.info/. E para quem não tiver interesse em conhecer Salisbury e precisa economizar tempo, o ideal é fazer apenas o tour Stonehenge Express. Clique em london.ticketbar.eu/ para ver os horários e reservar seu ticket.


Acredita-se que o lugar tenha sido no passado uma espécie de templo, onde as pessoas faziam suas orações e até mesmo praticavam algum tipo de magia. Hoje ele é o monumento da pré-história mais importante da Europa e o mais visitado da Inglaterra. Quando o avistamos de longe de dentro do ônibus que nos deixa pertinho das pedras, ainda ficamos meio sem acreditar que estamos diante daquela imagem que vimos tantas vezes nos livros de história. E quanto mais perto chegamos das famosas pedras dispostas de forma circular, temos mais e mais dúvidas do que tudo aquilo representa, por quem foi construído, para qual finalidade e de que forma? Não dá para imaginar como aquelas pedras foram parar ali de maneira tão organizada formando um verdadeiro espetáculo diante dos nossos olhos.



Stonehenge está localizado na planície de Salisbury, e uma vez estando por aqui a dica é tirar um tempinho a mais para conhecer a cidade de mesmo nome da planície e também sua linda catedral. 


Salisbury é pequena e cheia de charme. Não tivemos muito tempo pra andar no seu centrinho cheio de lojinhas de souvenires. Vai ter que ficar para a próxima vez. Mas conseguimos ver sua principal atração: A Catedral de Salisbury. Ela foi construída entre 1220 e 1258 e sua torre é a mais alta da Grã-Bretanha com 123 metros de altura.



No interior da Catedral está localizado um dos originais da Magna Carta, documento de grande importância do ano de 1215 que limitou o poder dos monarcas britânicos. Além disso inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos bem como a Constituição de vários países democráticos. 


Ela é a mais bem preservada das quatro cópias originais existentes no mundo e faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. 



No interior da Catedral não deixe de ver também a linda fonte "Água Viva" de Willian Pye que foi incorporada à igreja no ano de 2008. Um verdadeiro contraste entre o "antigo"e o "moderno". 



 A arquitetura em estilo gótico é um espetáculo a parte...



Depois que visitamos a Catedral ainda tivemos tempo para um delicioso almoço no The Chapter House. Um pub com restaurante localizado bem do lado da igreja e com cardápio maravilho de cozinha contemporânea - veja a opção de menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa.    Ele está entre os 11 primeiros na classificação feita pelo Tripadvisor. Fica de dica para quem tiver um tempinho sobrando. Pena que esqueci de fazer a foto dos pratos...








You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts