Oxford - Roteiro de 1 dia

14:56:00


Uma ótima opção para quem está em Cotswolds é fazer um bate-volta até Oxford. Ela é uma das principais cidades da Inglaterra e tornou-se famosa por abrigar uma das instituições de ensino mais importantes e mais antigas do mundo moderno - a Universidade de Oxford.


Para quem sai de Londres são várias as opções para ir até Oxford. Existem inúmeras paradas de ônibus espalhadas pela capital ou quem preferir pode pegar o trem. Como já estávamos de carro em Cotswolds, optamos por parar em um estacionamento próximo e seguir o resto do trajeto em um ônibus que nos levou até bem perto do centro (5 min de caminhada de um dos principais cruzamentos de Oxford), uma vez que não é permitido para turistas trafegar pelo centro histórico. Confira abaixo algumas opções para quem está fazendo o roteiro de carro:
http://www.oxfordcityguide.com/ee2/index.php?/TouristInfo/GetHere/




Já na chegada não deixe de parar em frente a famosa torre medieval (Carfax Tower) que fazia parte de uma antiga igreja. Ela fica no cruzamento da Cornmarket com a Queen Street. Não chegamos a subir seus 100 degraus, mas quem quiser e estiver com tempo sobrando pode aproveitar para apreciar a vista da cidade do alto.



Em seguida fomos direto conhecer uma das principais atrações da cidade - a Christ Church. Ela faz parte da famosa Universidade que é composta por 39 "Colleges"(ou faculdades). E para quem curte a história do famoso bruxinho Harry Potter não tem coisa melhor do que esta visita. Aqui nos sentimos verdadeiramente passeando por Hogwarts. O local é cercado de magia e deixa qualquer um empolgado e querendo saber um pouco mais sobre as pessoas ilustres que passaram por Oxford. Alguns nomes como Oscar Wilde, Bill Clinton, Margareth Thatcher e Tony Blair estudaram aqui, e isso sem falar em Eistein que chegou a dar algumas aulas nesta instituição na década de 30. Com isso dá para ter uma noção de como ficamos emocionados ao entrar neste local. O ponto alto é o refeitório, que por sinal fecha no horário do almoço pois ainda é utilizado pelos alunos.










Outro lugar bem legal é o antigo mercado de Oxford - o covered market. Ele fica nas imediações da Christ Church, na rua principal de Oxford (High Street). Aqui há variadas opções de alimentação, e podemos ver uma iguaria típica do interior da Inglaterra sendo vendida: faisões frescos e recém-abatidos. A caça ao faisão ocorre entre outubro e janeiro, e os antigos fazendeiros fazem da caçada um ritual cheio de formalidades.




Logo após uma curta caminhada nos levou até outras atrações imperdíveis da cidade, bem próximas uma das outras. A Bodleian Library é a mais tradicional biblioteca da Inglaterra, com um acervo superior a 11 milhões de títulos. Suas belas salas de leitura já inspiraram vários filmes - inclusive dois da série Harry Potter - e podem ser facilmente visitadas por conta própria ou na forma de um tour com guia. A Divinity School, a mais antiga sala de aulas e exames da biblioteca, é imperdível. Ao lado da biblioteca fica o Sheldonian Theatre, palco das colações e solenidades oficiais da universidade. Vale a pena subir as apertadas escadas que levam até o observatório, que oferece belas vistas dos telhados medievais da cidade. E não deixe de fotografar a famosa ponte dos suspiros, cópia da ponte homônima de Veneza e um dos cartões postais de Oxford.










Ao final da tarde, ainda tivemos sorte de entrar no mais belo dos colleges de Oxford: o Magdalen. Seus maravilhosos jardins remetem à uma contemplação silenciosa dos notáveis que já estudaram por aqui, como Oscar Wilde. Lugar perfeito para fechar com chave de ouro o nosso dia em Oxford.







You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts