Cotswolds - Blenheim Palace

13:15:00

O Palácio de Blenheim, localizado a cerca de 20 minutos de Oxford na pequena cidade de Woodstock, foi uma das principais atrações do nosso roteiro pela região de Oxford e Cotswolds. Vale a pena reservar um dia inteiro para conhecê-lo, pois seus belos jardins são enormes e a visita ao seu interior é imperdível.   





Com mais de 300 anos de história, o palácio é o mais belo exemplo de uma arquitetura fugaz - o barroco inglês. Esta enorme casa de campo, lar do Duque de Marborough, conta com incontáveis aposentos e foi construído não apenas para ser uma casa de família, mas um verdadeiro monumento nacional. Sua grandiosidade é melhor medida quando entramos pela "Great Court", cuja amplitude impressiona mesmo os mais calejados viajantes. Aqui poderia perfeitamente ser a residência de um grande chefe de estado. Aliás, esta é a única residência do Reino Unido que ostenta o título de palácio e que não pertence à Igreja ou à família real. Em 1987 a Unesco reconheceu as qualidades ímpares do palácio, declarando-lhe patrimônio mundial da humanidade.









O morador mais ilustre do palácio foi Winston Churchill, descendente do primeiro Duque de Marborough e que nasceu num dos seus quartos. Há uma interessante exibição permanente sobre a sua vida, com mostras sobre a sua carreira não só política mas também artística - vale lembrar que Churchill foi além de herói nacional como primeiro ministro também pintor e chegou a ganhar o prêmio nobel de literatura como escritor.







Seus jardins correspondem ao palácio e são magníficos e enormes. Há um agradável café com vista para fontes de água, e muitos optam por fazerem piquenique neste local. Não deixe de fazer uma bela caminhada até o Jardim Secreto e à Coluna da Vitória.







Como estávamos de carro, foi muito fácil chegar até o palácio a partir de Oxford, onde estávamos hospedados. Havíamos comprado os ingressos com antecedência pela página oficial mas estes poderiam ser comprados facilmente na hora pelo mesmo valor. Vale muito à pena fazer a visita do interior, e não apenas dos jardins (há uma diferença de 10 libras entre os dois tipos de entradas - a que dá acesso ao palácio e aos jardins custava 25 libras na ocasião da nossa visita). O Palácio de Blenheim foi a nossa porta de entrada para a região de Cotswolds: daqui partimos para a primeira vila do nosso roteiro, Burford, onde jantamos e tivemos uma prévia de quão inesquecível seriam os próximos dias por este lugar.









You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts