Alsácia - Rota dos Vinhos

08:00:00

Uma região belíssima e encantadora pelo clima ameno, paisagens de tirar o fôlego, plantações e mais plantações de uvas na beira da estrada, e muitas pequenas vinícolas onde podemos nos deliciar provando um pouquinho dos famosos vinhos brancos que conquistaram meu paladar.  Esta é a famosa rota dos vinhos da Alsácia, uma região francesa fascinante mas com alma alemã.

O ideal é fazer esta rota com calma, ficamos quatro dias e achei perfeito. Escolher a cidade onde ficar hospedado é outra grande dúvida: é cada uma mais bela que a outra! Acabamos decidindo por Riquewhir, conhecida como gema da Alsácia. É uma pequena vila medieval encrustada no meio de parreirais de uvas, que parece saída de um conto de fadas. As demais vilas que fazem parte da rota são todas próximas - para vocês terem uma idéia, o percurso total de Strausburgo até Colmar tem menos de 70km.

As vilas são tão belas que os franceses chegam a decidir quais são as mais floridas - na entrada de cada uma há uma classificação estabelecida de acordo com a quantidade de flores da cidade - ville fleurie - que vai de um a quatro. Não deixem de visitar Ribeauvillé e Kayserberg, duas das mais charmosas vilas da rota, além logicamente de Colmar, a maior cidade da região e famosa pela Petite Venise, centro histórico cortado por canais ao estilo veneziano. Vale ainda reservar uma manhã para conhecer o famoso castelo Haut-Kœnisgbourg, de onde temos vistas deslumbrantes da Alsácia. 

Para degustar os grand crus alsacianos não é necessário agendamento prévio, na maior parte das vezes basta bater à porta das pequenas vinícolas locais. As principais uvas da região são três: a riesling, uva branca mais famosa e nobre da região; a gewürztraminer, deliciosamente adocicada e a pinot gris. A culinária local é outro grande destaque, mesclando a cozinha francesa e alemã. São muitos os restaurantes da região estrelados pelo guia Michelin. Não deixem de experimentar o chucrute local, os deliciosos biscoitos alsacianos e a tarte flambée.





Riquewhir - uma das vilas mais charmosas da Alsácia
 
 Ribeauvillé 
 
 Kayserberg

 Colmar

 Haut-Kœnisgbourg
 
 As plantações de uvas entre as vilas





You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts