Para se deliciar em Roma

12:48:00

Uma das coisas mais gostosas de fazer em viagens é apreciar a culinária local e se render aos sabores desconhecidos. E nada melhor que a Itália para fazer esse tipo de coisa. São muitos os aromas que se espalham pelas ruas e nos deixam com água na boca. Em cada cantinho da cidade podemos experimentar algo novo. Além dos inúmeros restaurantes cheios de charme, existem também vários cafés e muitas lanchonetes menores onde podemos degustar verdadeiras maravilhas e até mesmo almoçar em pequenas mezinhas ou banquinhos espalhados pelas calçadas. Sem falar dos moradores que não se intimidam em fazer as refeições enquanto caminham no intervalo do almoço ou quando estão retornando para casa no final do dia. Isso é uma coisa realmente comum aqui na Europa. 



Em nosso primeiro dia em Roma fomos conhecer a sorveteria mais antiga da cidade - a San Crispino - que fica em uma ruazinha bem ao lado da Fontana di Trevi. Não se assuste, pois o local é realmente bem apertadinho (praticamente um corredor). Mesmo assim está sempre cheio de turistas que enfrentam as filas para saborear a iguaria. Um dos sabores mais procurados por aqui é o sorvete de pistache. 



Outro sorvete também fomoso e concorrido em Roma é o da gelateria Tre Scalini que está localizado na Piazza Navona. Vale a pena experimentar!!




Conhecer uma trattoria com certeza é algo obrigatório para quem está passeando pela Itália. Então para escolher uma bem legal, resolvemos nos aventurar pelas ruas de um dos bairros mais charmosos de Roma - o Trastevere. E sem hesitar digo que esse bairro é um daqueles lugares que nos deixa com mais vontade de não ir embora desta cidade nunca mais...hahaha.





Muito bem... O que vem a ser exatamente uma Trattoria? Devemos ter em mente que existe uma diferença entre ela, o Ristoranti e a Osteria. Então vamos lá! A Trattoria é um estabelecimento normalmente mais simples ou mais casual, com poucos funcionários e que pertencem a uma família com tradição em matéria de culinária onde são servidos pratos de comida à moda da nonna (vovó). Já a Osteria era o local onde antigamente se servia algum tipo de vinho para realçar o sabor do prato, mas hoje em dia ela se parece muito com a Trattoria. E finalmente, o Ristoranti equivale ao modelo que já estamos mais acostumados, onde encontramos um número mais variado de pratos no cardápio, mais funcionários e preços também bem mais elevados do que as Trattorias e as Osterias. Com essa dica já fica mais fácil de saber exatamente o esperar na hora da escolha do estabelecimento.



Nossa escolha foi a Trattoria Carlo Menta e não nos arrependemos nem um pouco!! Um local pequeno e acolhedor, com uma comida fantástica além de um atendimento diferenciado. Os poucos funcionários fizeram de tudo para nos deixar super à vontade e satisfeitos. No final ainda tivemos como cortesia um delicioso drinque digestivo artesanal do deuses!! Tudo perfeito e inesquecível.





E quem assim como nós aprecia um bom café, não pode deixar de conhecer uma das cafeterias mais famosas de Roma - a San Eustáchio. Ela fica bem pertinho do Pantheon e nela, além do espresso, podemos provar o capuccino mais desejado por turistas de vários cantos do mundo. Mas é bom ir preparado para enfrentar uma fila enorme até conseguir chegar no balcão e realizar o seu pedido. Depois é só ficar de olho para pegar uma das mesinhas na calçada que também são disputadíssimas!!



Por fim, não deixe de parar sempre que possível todos os dias da sua viagem em algum lugar diferente e deixar o tempo passar enquanto você aprecia o vai e vem incessante de turistas, moradores, carros etc. Ou seja, de vivenciar um pouquinho o cotidiano de uma das cidades mais lindas e fascinantes do planeta. Roma é única, arrebatadora e inesquecível. Um lugar para se voltar mil vezes!!





You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts